sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O PÃO E O VINHO, O CORPO E O SANGUE

A paz de Cristo, nosso Senhor, e o amor de Maria, sua mãe santíssima!

Vamos começar a postar alguns temas cotidianos da nossa fé Católica.
O primeiro deles, será, hoje, a Eucaristia. Se você quiser saber mais, escreva um comentário nesta postagem ou leia algumas passagens que colocamos como 'lição de casa' no fim deste texto!


A Eucaristia é um dos elementos máximos da fé cristã. Ela constitui-se na materialização do corpo de Jesus, por meio da hóstia consagrada, e do sangue de Cristo, por meio do vinho consagrado.

Durante a libertação dos israelitas do domínio egípcio, Deus ordenou a Moisés, seu servo, que todas as famílias deveriam imolar um cordeiro como celebração à libertação que ainda estava por vir. Era o início da Páscoa do Senhor. Por imposição de Deus, somente os israelitas poderiam comer desta carne. Nenhum incircunciso poderia participar do banquete. Era a celebração para honra e glória de Deus.


Jesus, numa ocasião de Pascoal, também celebrou a data. Antes da traição de Judas, Jesus reuniu os discípulos para a ceia da Páscoa: “Raiou o dia dos pães sem fermento, em que se devia imolar a Páscoa.” (Lc 22, 7) Mas ao invés de imolar um cordeiro, Jesus fez-se como alimento. A santa ceia é um marco eucarístico. A respeito do cordeiro e da tradição Pascoal, Ele disse: “Pois vos digo: não tornarei a comê-la até que ela se cumpra no Reino de Deus.” No mesmo episódio, o evangelista constata: “ Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, parti-o e deu-lho dizendo: “ Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim”. Esta última frase -“ fazei isto em memória de mim”- nos trás o fundamento da missa: celebrar a morte e a ressurreição de Jesus, que se faz presente em nosso meio graças por meio da santa Eucaristia.


Eu mesmo não compreendia o quão sublime é esse santo sacramento: Deus fazendo-se alimento. João vem nos relatar uma frase de Cristo: “ Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.” João 6, 55


A Eucaristia e a celebração da Missa compõem a suma estrutura da fé católica. Temos a graça de contar com o próprio Jesus feito alimento para nos preencher. Podemos nós não nos saciar inteiramente? Posso dizer, sem medo de ser redundante, que a Eucaristia completa-nos inteiramente. Já não é mais o nosso coração batendo e muito menos o nosso sangue circulando em nossas veias, mas sim o coração de Jesus e o seu sangue.

Saiba, porém, que, como alimento santo e divino, o corpo de Jesus não deve ser comungado indevidamente. A sua comunhão exige uma análise individual e uma reflexão madura a respeito da sua pureza espiritual. Entrar em comunhão eucarística exige contemplação ao milagre da cruz e ressurreição e fé que este sacramento é de fato o corpo do Senhor ( Veja I Cor 11, 26-34)


Já sabemos que Deus nos ama a tal ponto a ter dado seu filho amado para nos salvar. Os israelitas imolavam um cordeiro na páscoa para celebrar a libertação do Egito; nós, cristãos, celebramos agora a libertação do pecado, pela morte e ressurreição de Cristo, tendo como banquete não um cordeiro tradicional, mas sim o próprio cordeiro de Deus, que é Jesus. O que estamos esperando para ir à missa?

Leia também: ( Ex 12 ) ( Mt 26, 17-29 ) ( I Cor 11,23-34 ) ( Jô 6,22-71 ) ( Jô 6, 31. 49 . 59)... vamos aprender um pouco mais da nossa fé!


Fiquem com Deus! Boa semana!

Nenhum comentário: