terça-feira, 3 de maio de 2011

Piercings e Tatuagens: O que a Igreja diz sobre eles?

     

Queridos jovens e amigos que fazem parte da nossa grande família GOSD. Hoje queremos partilhar um tema no mínimo intrigante e que gera também muitas dúvidas nas nossas cabeças: o que a Igreja tem a dizer sobre piercings e tatuagens? Posso ou não posso fazer? É ou não é pecado?

Para essa questão trazemos dois textos e dois vídeos que pedimos de coração que vocês os leiam/vejam totalmente. Eles trazem grande clareza sobre o assunto e nos ajudam a entender bem os ensinamentos da Igreja.

O primeiro texto é do Prof. Felipe Aquino, da Canção Nova, falando sobre saúde e preservação da vida x piercings e tatuagens. Segue o link: http://blog.cancaonova.com/trocandoideias/?p=58

O segundo texto é de Orland Fedeli, da Montfort Associação Cultural, trazendo uma discussão mais aprofundada em bases teológicas, com explicações sobre passagens da Biblia e associando-as com os dias de hoje. Link: http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=cartas&subsecao=doutrina&artigo=20050629143633&lang=bra

O primeiro vídeo é da apresentadora Déia, do programa Bem da Hora, da Canção Nova. Simples e de fácil compreensão, ela fala sobre nossos corpos serem templos do Espírito Santo, e portanto devemos cuidar dele com tal. Traz também vários exemplos práticos para entendermos a questão.


O segundo vídeo é do Padre Paulo Ricardo, que desde 2002 é membro do Conselho Internacional de Catequese (Coincat), da Congregação para o Clero da Santa Sé, é autor de diversos livros e apresenta semanalmente o programa “Oitavo Dia”, pela Rede Canção Nova de Televisão. Explica bem a questão do ponto de vista teológico, com excelente conteúdo de formação e que não deixa dúvidas a respeito do tema.


E aqui vão alguns pontos que podem nos ajudar a julgar nossas atitudes, não só em relação a este tema, mas em outros também!

Que práticas você deve rejeitar?
1. Se traz escândalo ou fere a consciência alheia. (Mt 18, 7 ; Rm 14, 20-23)
2. Se deforma a dignidade humana.
3. Se a natureza da prática dá lugar à carne, envolve magia, ocultismo, idolatria, exploração, malignidade. (Gl 5, 13 ; Cl 3, 17 ; 1 Pd 1, 14-23)
4. Se apresenta alguma aparência do mal. (1 Ts 5, 22)
5. Se viola a autoridade (dos pais, Igreja, governo, etc.). (Rm 13, 2)
6. Se traz dúvidas ao coração ou à consciência. (Rm 14, 20-23)
7. Se não traz edificação ou não glorifica a Deus. (1 Cor 6, 19-20; 1 Cor 10, 23)

Esperamos ter contribuído para que você entenda melhor o que a Igreja prega a respeito dos piercings e tatuagens! E que, esclarescendo muitas dúvidas, possamos viver segundo o plano de amor que Deus tem para nós, levando outros à luz da verdade, que o Cristo Jesus!

Fiquem com Deus e a proteção de Maria!
A paz de Cristo a todos!
Sábado agora, voltamos com o nosso Seminário de Vida, com o tema "Comunidade". Venha e faça parte da nossa família também! =D
Uma ótima e abençoada semana a todos!
GOSD

Nenhum comentário: