segunda-feira, 10 de outubro de 2011

INTRODUÇÃO AOS DONS EFUSOS OU CARISMÁTICOS



Os dons espirituais concedidos pelo Espírito Santo à Igreja, são o meio pelo qual somos capacitados a realizar a Obra de Deus até os confins da terra, 1Co 12.1 a 11. Além de capacitar o cristão para a realização da obra do Senhor Jesus, os dons do Espírito Santo são também, como que ornamentos que dão beleza e vida abundante à Igreja em toda sua trajetória aqui na terra. Os dons espirituais só podem ser considerados como tal, quando a vida da Igreja é edificada pelos mesmos.   Os dons sobrenaturais do Espírito Santo têm sempre dois objetivos principais: Glorificar a Deus e Edificar a vida da Igreja. Na manifestação dos dons não há lugar para a glorificação humana nem para o endeusamento de seres mortais e falíveis.

É preciso esclarecer o que: Dons Infusos e Dons Carismáticos (espirituais). Os dons infusos, concedidos por Deus no Sacramento do Batismo e confirmados no Crisma, são 7 “sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus (cf. Is 11,1-2 e CIC 1830). Os Dons carismáticos ou espirituais, são “distribuídos entre os fieis de todas as ordens e graças especiais “ para edificação da Igreja. Ora cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para utilidade de todos” CIC 951- I Cor. 12,1-7.
São classificados geralmente da seguinte forma:
1. Dons de revelação: a) A palavra da sabedoria – b) A palavra do conhecimento – c) Discernimento de Espírito.
2. Dons de Poder – a) O Dom da fé -  b) Dons de curar – c) Operação de milagres ou maravilhas.
3. Dons de Elocução – a) O Dom de profecia – b) Variedades de línguas – c) Interpretação das línguas.
Ao concluirmos afirmamos que os dons espirituais são de extrema necessidade para a vida da Igreja de nossos dias. Porém, entendemos ser necessário um comprometimento maior de todos com a pessoa do Espírito Santo, pois seus dons são dados à Igreja de acordo com a vida no Espírito (Gal.5,16). Não pode haver autênticos dons à parte do Espírito Santo, e sem a devida obediência à Palavra de Deus.

Nestes últimos dias a Igreja precisa estar sempre alerta e vigilante, pois as forças das trevas procurarão se infiltrar no meio do povo de Deus, através do espírito do engano, de tal forma que somente os que tiverem visão espiritual renovada pela Palavra de Deus e pela iluminação do Espírito Santo, poderão enxergar e discernir os ardis e as ciladas do inimigo de nossas almas.

Nenhum comentário: