segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SACRAMENTO DO CRISMA

Que a paz de Jesus de Nazaré esteja com todos vocês!


Resolvemos escrever um pouco sobre o Crisma uma vez que teremos a cerimônia desse Sacramento sendo realizada quinta-feira agora, na nossa Paróquia. A celebração será presidida pelo nosso queridíssimo Bispo D. Moacir Silva. Convidamos a todos a participar desse momento especial para muitos dos nossos irmãos de comunidade. Relembrando: será quinta-feira, dia 03/12 na Sagrada Família, 19:30. Participem!


UM POUCO SOBRE O CRISMA

O Crisma é um dos sete Sacramentos que Deus nos oferece, por meio da Santa Igreja, para que nos purifiquemos e nos santifiquemos diante das coisas do mundo.

O Sacramento do Santo Crisma necessita de uma preparação espiritual, o que exige, geralmente, dois anos de formação. Nesses dois anos, o crismando ganha bagagem cristã, amadurece na fé e conhece um pouco mais , por meio da Igreja, sobre os ensinamentos deixados por Cristo. O crismando também vive experiências de maior intimidade com Deus, seja por meio de retiros ou por outros momentos diversos.

O Crisma constitui-se da confirmação da fé cristã. É por meio desse Sacramento que o crismando, por livre e espontânea vontade, assume um compromisso, com a comunidade e com a Igreja como um todo, de viver a sua fé em todos os momentos da vida, testemunhar o amor de Deus e ser fiel a ele.

O Espírito Santo, que já nos foi dado por meio do Batismo, manifesta-se em nós, exaltando em nossas vidas os seus dons: temor a Deus, piedade, fortaleza, conselho, ciência, inteligência e sabedoria. Da mesma forma que nascemos e crescemos, o Batismo Sacramental é o nosso nascimento em Cristo Jesus e o Crisma é o crescimento e amadurecimento espiritual.

A cerimônia de Crisma é costumeiramente presidida pelo Bispo Diocesano, podendo ser, em alguns casos, celebrada por um Padre. O Bispo pergunta aos crismandos se eles renunciam ao pecado e aceitam receber esse Sacramento. Após a confirmação, o Bispo unge a cada um com o santo crisma ( um óleo especial misturado com bálsamo) dizendo “ Eu te marco com o Sinal da Cruz e te confirmo com o Crisma da Salvação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

A partir de então o recém crismado assume uma vida de entrega a Deus e de serviço ao próximo, testemunhando o amor de Deus para as pessoas e tendo ,ao seu lado, o Espírito Santo dando forças ao longo das tribulações e percalços da vida.

Um comentário:

Renata disse...

Adorei o texto mais uma vez!!!rsrsrs
É sempre bom relembrar porque fomos crismados, para não desanimar os no nosso serviço a Deus!!sun