terça-feira, 23 de novembro de 2010

SANTIDADE NA RUA



Santidade na rua? Como assim?
Você deve estar se perguntando isso. Mas a explicação é muito simples! Ser santo na rua é ser santo por onde você passar, em todos os lugares para onde for, tratando bem as pessoas, conhecendo elas ou não!

Já vimos como é ser santo na escola, no namoro, na familia e no trabalho. E ser santo na rua, também esta ligado à pequenas atitudes, como: ser educado, pedir licença, ajudar alguém que precise, agradecer a quem te oferecer ajuda, não xingar as pessoas no transito, ter paciência, não jogar lixo no chão, dar um 'bom dia, boa tarde ou boa noite' , não olhar para alguém com malícia (pecando pelo olhar), dar lugar à alguém na fila, oferecer seu assento do ônibus à alguém que precise dele mais do que você, se oferecer para carregar as compras de algum idoso e coisas assim!

São gestos pequenos e simples, mas de muito valor! Tenha essa experiência no seu dia-a-dia, e você vai ver como terá um dia mais feliz, e sua vida vivida melhor : D
E mais uma vez: santidade NÃO é tão difícil assim, basta o nosso querer e nosso dispor!

 Fiquem na paz, santos e santas!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SANTIDADE NO TRABALHO


Dando continuidade a nossa série sobre Santidade, falaremos essa semana sobre SANTIDADE NO TRABALHO..

Antes de qualquer coisa, vamos recapitular: o que é ser santo em algum lugar?
Bem, ser santo é obedecer os desígnios de Deus e agir conforme Sua vontade. Um Cristão deve saber como se portar nas diferentes situações às quais ele esta esposto. Num mundo que prega algo totalmente contrario do que nosso Deus ensina por meio de sua Santa Igreja, nem sempre é fácil.

Mas como posso ser santo no lugar onde trabalho? Deixe-me antes de qualquer coisa lembrar que no nosso trabalho vivenciamos diversas provações como, por exemplo, cobiça, inveja, raiva, estresse, nervosismo, corrupção e ganância, para não falar em mais outras coisas. Devemos ser justos e trabalhadores nesses lugares.
Muitas serão as pessoas que tentarão te ''derrubar'' no seu ofício; muitas são as pessoas que tentarão te deixar para trás, ''passar a perna''. Você deve ser justo e jamais fazer o mesmo com essas pessoas.
Falando em justiça, talvez você possa ter a 'oportunidade' de um ''dinheirinho extra'' ilegal. Não aceite algo que não é teu. Muitas vezes reclamamos das autoridades públicas pelo desvio de verbas do governo; não podemos, por tanto, nos igualar a eles, caso contrario seriamos hipocritas.

O mundo tenta nos iludir ao dizer que aquele que é justo sempre é prejudicado. Mas irmãos, eis que vos falo que jamais seremos prejudicados, mesmo que caluniem-nos, nos maltratem ou sejamos despedidos, pois o Senhor sabe a nossa conduta e somente Ele pode dar o proceder de nossas vidas. Aquele que obedeceu os seus compromissos, Deus a ele será fiel. Para aqueles, por outro lado, não foram honesto com os outros, em verdade eles já receberam sua 'recompensa' terrestre, mas não terão a recompensa celeste.

Não tenhas medo, irmão, de pedir afastamento do seu cargo se você achar que não obedecerá a vontade do Senhor. Se Ele pedir para você sair do seu emprego, saiba que algo nosso Deus esta preparando especialmente para você.

A palavra de Deus vem nos dizer que o justo é  insuportável aos olhos dos injustos. E é verdade, pois a medida que nós somos honesto com as pessoas, fica evidenciada o erro do corrupto. Sim, ser santo provocará incomodações. Sejamos, porem, firmes na fé e na coerência entre ela e o nosso dia-a-dia.

A vocês, irmãos, desejo todas as bençãos de Deus! Fiquem com Ele!
Que Ele te proteja ao longo dessa semana para que, a exemplo Dele, possamos nós nos portar conforme Seu desejo.

( Participe você também da família GOSD- Todos os sábados às 17:00 na Paróquia Sagrada Família, Vila Ema, SJC)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Santidade na Família


“Eu sou o Senhor que vos tirou do Egito para ser o vosso Deus. Sereis santos porque Eu sou Santo” (Lv 1, 44-45). A vontade de Deus é clara: uma vez que fomos criados à sua “imagem e semelhança (Gen 1,26), e Ele é Santo, nós temos que ser santos também.

Santidade é um desafio que nos leva a experimentar o céu já no presente da nossa humanidade, é a união do humano com o divino que se confronta o tempo todo, apressando em nós esta busca pelas coisas do alto.

Esta santidade acontece quando eu me lanço para viver a vida, o dia a dia, ao estilo do Evangelho de Jesus Cristo. É um processo que se dá no cotidiano, indo à padaria pela manhã, ao cinema com os amigos, jogando futebol, no trabalho, estudando, etc.

Mas há um lugar onde especialmente nós somos chamados a ser santos: na Família. “O lar é o lugar propício para a nossa santificação” nos diz o Monsenhor Jonas Abib.

A nossa casa é santa! Nossa família é um sonho de Deus, não é simplesmente vontade humana! Faz parte do projeto de amor e de felicidade que Ele tem para cada um de nós. Apesar de todos os problemas, foi Deus quem a quis.

É na família, por mais difícil que seja, que o Senhor quer formar os seus santos. E Ele quis que seu Filho vivesse em uma família para nos deixar um exemplo de santidade em casa.
Jesus sempre se mostrou um filho obediente aos seus pais e com isso, crescia em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens (cf. Lc 2, 52).

Nós jovens, somos chamados a seguir esse exemplo, por mais que muitas vezes a gente não consiga aceitar as correções que recebemos ou não compreenda porque nossos pais não nos deixam fazer alguma coisa ou ir em algum lugar. Pois, quantas vezes você deixou de escutar os seus pais e depois percebeu que eles estavam certos? Busque entender os seus pais, pois é por amor e pela experiência de vida deles que eles nos instruem/educam/corrigem!

Viver a santidade dentro de casa exige de nós esforço e sacrifício, para demonstrarmos o amor que sentimos por nossos pais e irmãos, já que em casa, as limitações e defeitos de cada um são mais aparentes. É difícil conviver com tudo isso, mas não impossível!

Não são necessários atos extraordinários, mas em simples gestos, como arrumar sua cama ou a mesa para o jantar e lavar a louça de vez em quando, você já está dando um exemplo de santidade. E que tal dar no mínimo um abraço por dia nas pessoas da sua casa e dizer ‘eu te amo’? Muitas pessoas, pai, mãe e filhos não tem mais o gesto de carinho e de afeto dentro de casa, e isso tem levado muitos a infelicidade, a depressão, ao refúgio nas drogas ou no álcool, buscando aquilo que não encontram na família.

Mas nós temos um Deus que nos encontra com seu amor e nos resgata dessas situações! Além disso, quando decidimos nos tornar melhores dentro de casa, Ele nos dá a força de que precisamos para declararmos o nosso amor e alcançarmos a felicidade!

E se você está caminhando com Deus, creia que a sua busca por santidade atinge a sua família. Por mais que seus pais e irmãos ainda não tenham feito uma experiência com Deus como você, continue firme nesse caminho e não deixe de rezar por eles, para que o Senhor os encontre e os resgate assim como fez com você! E tenha essa certeza: “Quando caminhamos para a santidade, arrastamos outros conosco”.

Sua família é um lugar santo! Tão santo como o lugar onde Jesus nasceu, morreu, celebrou a Eucaristia, derramou o Espírito Santo, subiu aos céus...
Viva a santidade na sua casa, testemunhando com gestos de gentileza e amor, as maravilhas que Deus tem realizado em você. Pouco a pouco, sua vida vai sendo transformada e a sua família também!

Muitos jovens tem sido restaurados pelo amor do Senhor e levado essa restauração para suas casas. Venha conhecer alguns deles! Sábados, às 17h, na Paróquia Sagrada Família!
Jovem, levanta-te! Jesus te chama!
Deus os abençoe!
Tamo Junto! :D

terça-feira, 2 de novembro de 2010

ENTREVISTA DO MÊS: RENATA E GUSTAVO


Olá, irmãos e irmãs! Agora é a vez dos namorados no blog do GOSD. Entrevistamos a Renata e o Gustavo, que mantém muito mais do que uma relação de namoro, mas de fato uma relação de oração. Que nós possamos aprender com mais esse exemplo que temos em nosso grupo.

TEMA: NAMORO E CASTIDADE

BLOG DO GOSD: QUAL A FINALIDADE DO NAMORO? O QUE VOCÊS PODEM APRENDER UM COM O OUTRO VIVENDO EM DEUS ESSE RELACIONAMENTO?
GUSTAVOO namoro é uma época de conhecimento dos dois. Muitas pessoas acham que o namoro é a parte de aproveitar tudo o que você pode, mas na verdade é o momento pra conhecer a pessoa e suas dificuldades, mas não só é para descobrir suas dificuldades. É também para ajudá-la para que possam crescer juntos. As vezes deixar de fazer algo que você gosta para agradar a sua namorada, bem como ela também vai deixar de fazer algo para te agradar.

BG: QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM NAMORO SANTO, EDIFICADO EM CRISTO, E UM NAMORO COMO ESSES TANTOS QUE ENCONTRAMOS POR AÍ NO MUNDO?
RENATA : Então, eu acho que a diferença é que no nosso namoro, tudo o que a gente vai fazer a gente tenta pensar o que Jesus faria. Nos namoros que eu vejo ai no mundo eu percebo que as pessoas nem tem essa relação com Deus. É difícil mas tudo o que a gente vai fazer a gente tenta pensar no seguinte, por exemplo:“ Ele fez alguma coisa ruim”, daí eu tento pensar “ O que Jesus faria no meu lugar?” Por que eu amo o Gustavo, quero que ele cresça, mas também não quero cresça e me magoe e nos seja um caminho sofrido. Por isso nós temos que em tudo parar, conversar e pensar no que Jesus faria. É difícil, as vezes a gente não consegue, mas a gente decidiu estar um com o outro, por isso tem que estar em todos os momentos aproveitando as dificuldades para crescer também, né?

BG: O QUE É CASTIDADE E POR QUE VOCÊS SE DECIDIRAM POR VIVÊ-LA?
GU: Eu gostaria de responder essa pergunta por que no começo do nosso namoro a gente já estava na caminhada e eu tinha muita dificuldade para entender. Eu vivia a castidade por ela por que ela queria viver a castidade. Como eu a amava e queria viver com ela para o resto da minha vida, me decidi por viver a castidade por ela. Pedi para Deus me mostrar o que era castidade e por que vivê-la. Na verdade, a castidade é tratar bem a pessoa. É como ela falou : pensa o que Jesus faria com essa pessoa. Se você vê a sua namorada numa determinada situação, o que Jesus faria? Isso é castidade: é tomar as atitudes de Deus e seguir o que Ele nos mostrou e não seguir o que o mundo tenta mostrar, coisas momentâneas. Não pode ser do jeito que ele prega.  Temos que tratar bem a pessoa. Aliás, a castidade fortalece sim o namoro. Todo casal tem discussões por que acho que nenhum casal é 100% igual. Mas quando você decide a viver a castidade, você passa a entender as dificuldades da pessoa e você quer cuidar dela. Sua namorada não é como um chiclete que você põe na boca e quando perde o sabor você joga fora.
: Falando agora sobre a castidade quanto ao relacionamento sexual. A castidade não é só vivida ao não fazer sexo antes do casamento. O desejo existe, mas temos que morrer para a vontade por que o outro é templo do espírito santo. Se Deus quer que a gente se una sexualmente só após o matrimônio, então devemos obedecer a esse preceito tanto por Deus, como pela pessoa que está conosco.

BG: O NAMORO PERMITE UMA PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO? VOCÊS CRESCEM JUNTOS, REZAM JUNTOS? 
RÊ: A gente cresce muito no nosso namoro por que quando eu não estou muito bem na minha oração, ele me ajuda e quando ele não esta bem, eu o ajudo. Antes de a gente entrar pro núcleo do grupo, algumas vezes não tínhamos vontade de vir para o grupo, mas sabíamos que era importante. Quando eu não tava com vontade, ele me incentivava. A gente tenta fazer tudo a luz do Espírito Santo.
GU: E você pode ver o quanto uma oração ajuda no namoro. A gente tenta rezar sempre. Tentamos rezar pelo menos uma Ave Maria juntos, e você vê o quanto fortalece a relação. Vimos isso numa pregação. Isso fortalece, afasta as dificuldades e até mesmo o inimigo quando ele quer tentar alguma coisa pra cima do seu namoro, ou pra cima de você mesmo.

BG: QUAL É O PAPEL DE DEUS NO NAMORO DE VOCÊS? ELE É O CENTRO? O NAMORO TEM QUE SER ALICERÇADO EM DEUS?
: Com certeza. Se não fosse Deus no nosso namoro, talvez a gente estaria fazendo muitas outras coisas que acontecem com outras pessoas que não conhecem a Deus. Como quando as pessoas mentem. É importante estar em Deus por que Ele nos mostra a verdade. E Deus ajuda por que no momento em que ocorre algum abalo, a gente tenta pensar que se foi vontade Dele o Gustavo olhar pra mim e se apaixonar por mim e eu por ele, então nada é motivo suficiente para brigarmos. É por Deus que tomamos algumas atitudes contra toda provação. É imprescindível a presença de Deus no namoro.
GU: Ele tem que ser a base do namoro por que toda base é importante para qualquer coisa. Se Deus é a base, será muito difícil acontecer alguma coisa que pode terminar o namoro. Eu vejo muitos conhecidos meus que vivem seus namoros à base da mentira. Mas se você tá interessado na pessoa e quer viver para o resto da sua vida com ela, então não pode existir mentira alguma. Deus é verdade, e não mentira.

BG: POR ACASO ALGUÉM JÁ SE ADMIROU COM O EXEMPLO DE VOCÊS?
GU: Olha, já aconteceu isso já de um amigo me dizer “Eu não entendo o porquê de você e a Rê se darem super bem. Muitas vezes eu e a minha namorada discutimos e ficamos sem falar, super mal. E você me fala que eu não posso deixar de falar com ela, mas é difícil.” Esse meu amigo não entendia, não se interessava. Na verdade só se interessava por que o machucava, mas só por isso. É que nem a outra pergunta. Deus tem que ser a base.
: Algumas amigas minhas já me perguntaram nas nossas conversas e elas sempre falam “Ah, você e o Gustavo são um caso a parte. Parece que Deus fez um para o outro.” Mas não é bem assim, Deus não nos colocou prontos um para o outro, mas nós vamos aprendendo com o tempo, crescendo juntos. Nós nos decidimos um pelo outro.Sempre conversamos para nos entender melhor. Isso faz a diferença e nos ajuda a nos empenhar. Pelo fato de Deus estar no nosso meio, nosso namoro é diferente.

BG: ALGUMA MENSAGEM A ACRESCENTAR PARA AS PESSOAS QUE ESTÃO LENDO ESSA ENTREVISTA?
: Eu queria falar que as vezes Deus “demora” para colocar alguma pessoa especial na sua vida, mas você tem que saber esperar o tempo de Deus, que muitas vezes é diferente do nosso. A Sua vontade é sermos felizes. Se Ele demora, é por que Ele esta preparando essa pessoa e te preparando, vocês não vão chegar prontos. Tenho a certeza de que essa pessoa estará bem melhor do que ela esta agora. Precisamos aprender a ser felizes sem o namorado para na hora que ele chegar, um poder ajudar o outro a ser feliz.
GU: E assim que você passar por essa espera, que você possa ter Deus como o alicerce principal do seu namoro. Por que é assim que o seu namoro vai continuar firme e nunca dar uma tremidinha a ponto de cair.

Esse exemplo de santidade, vivido no cotidiano da juventude de hoje, nos mostra que é possível sim viver um namoro cristão, com muito respeito e amor a Deus e à pessoa amada, tendo a felicidade que os valores desse mundo não podem nos dar.
Busque isso para a sua vida e seja realmente feliz!

Venha participar com a gente do nosso grupo: sábados, às 17h, na Sagrada Família, e conheça uma juventude que busca ser santa! Tamo junto nessa!
Fiquem com Deus e a proteção de Maria!
Até mais!