quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Santidade na Família


“Eu sou o Senhor que vos tirou do Egito para ser o vosso Deus. Sereis santos porque Eu sou Santo” (Lv 1, 44-45). A vontade de Deus é clara: uma vez que fomos criados à sua “imagem e semelhança (Gen 1,26), e Ele é Santo, nós temos que ser santos também.

Santidade é um desafio que nos leva a experimentar o céu já no presente da nossa humanidade, é a união do humano com o divino que se confronta o tempo todo, apressando em nós esta busca pelas coisas do alto.

Esta santidade acontece quando eu me lanço para viver a vida, o dia a dia, ao estilo do Evangelho de Jesus Cristo. É um processo que se dá no cotidiano, indo à padaria pela manhã, ao cinema com os amigos, jogando futebol, no trabalho, estudando, etc.

Mas há um lugar onde especialmente nós somos chamados a ser santos: na Família. “O lar é o lugar propício para a nossa santificação” nos diz o Monsenhor Jonas Abib.

A nossa casa é santa! Nossa família é um sonho de Deus, não é simplesmente vontade humana! Faz parte do projeto de amor e de felicidade que Ele tem para cada um de nós. Apesar de todos os problemas, foi Deus quem a quis.

É na família, por mais difícil que seja, que o Senhor quer formar os seus santos. E Ele quis que seu Filho vivesse em uma família para nos deixar um exemplo de santidade em casa.
Jesus sempre se mostrou um filho obediente aos seus pais e com isso, crescia em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens (cf. Lc 2, 52).

Nós jovens, somos chamados a seguir esse exemplo, por mais que muitas vezes a gente não consiga aceitar as correções que recebemos ou não compreenda porque nossos pais não nos deixam fazer alguma coisa ou ir em algum lugar. Pois, quantas vezes você deixou de escutar os seus pais e depois percebeu que eles estavam certos? Busque entender os seus pais, pois é por amor e pela experiência de vida deles que eles nos instruem/educam/corrigem!

Viver a santidade dentro de casa exige de nós esforço e sacrifício, para demonstrarmos o amor que sentimos por nossos pais e irmãos, já que em casa, as limitações e defeitos de cada um são mais aparentes. É difícil conviver com tudo isso, mas não impossível!

Não são necessários atos extraordinários, mas em simples gestos, como arrumar sua cama ou a mesa para o jantar e lavar a louça de vez em quando, você já está dando um exemplo de santidade. E que tal dar no mínimo um abraço por dia nas pessoas da sua casa e dizer ‘eu te amo’? Muitas pessoas, pai, mãe e filhos não tem mais o gesto de carinho e de afeto dentro de casa, e isso tem levado muitos a infelicidade, a depressão, ao refúgio nas drogas ou no álcool, buscando aquilo que não encontram na família.

Mas nós temos um Deus que nos encontra com seu amor e nos resgata dessas situações! Além disso, quando decidimos nos tornar melhores dentro de casa, Ele nos dá a força de que precisamos para declararmos o nosso amor e alcançarmos a felicidade!

E se você está caminhando com Deus, creia que a sua busca por santidade atinge a sua família. Por mais que seus pais e irmãos ainda não tenham feito uma experiência com Deus como você, continue firme nesse caminho e não deixe de rezar por eles, para que o Senhor os encontre e os resgate assim como fez com você! E tenha essa certeza: “Quando caminhamos para a santidade, arrastamos outros conosco”.

Sua família é um lugar santo! Tão santo como o lugar onde Jesus nasceu, morreu, celebrou a Eucaristia, derramou o Espírito Santo, subiu aos céus...
Viva a santidade na sua casa, testemunhando com gestos de gentileza e amor, as maravilhas que Deus tem realizado em você. Pouco a pouco, sua vida vai sendo transformada e a sua família também!

Muitos jovens tem sido restaurados pelo amor do Senhor e levado essa restauração para suas casas. Venha conhecer alguns deles! Sábados, às 17h, na Paróquia Sagrada Família!
Jovem, levanta-te! Jesus te chama!
Deus os abençoe!
Tamo Junto! :D

Um comentário:

felipe disse...

muito bom!