sexta-feira, 13 de junho de 2008

João XXIII - O papa renovado


Hoje eu gostaria muito de falar sobre o Papa João XXIII. Seu nome era Angelo Roncalli, italiano, criado em uma família de camponeses, cercado por uma "fervorosa vida paroquial" (site do Vaticano). Trouxe em toda sua vida um comprometimento profundo com a causa de Cristo, espalhando a bondade por onde passava.

Homem de profunda intimidade com Deus, trouxe a Igreja moderna um grande benefício convocando o Concílio Vaticano II. Queria com isso que "as instituições da Igreja se adequassem às necessidades de nosso tempo".

Ao se iniciar o Concílio, abriu as janelas da Igreja para que um ar fresco renovasse a Igreja. As limitações de suas saúde, muito prejudicada pelo câncer, não permitiram que visse o fim do Concílio. Porém, as heranças de seu papado ficaram conosco. Um dos filhos deste Concílio foi a Renovação Carismática Católica (RCC) que nasceu dois anos após o término do Concílio que terminou em 1965.

Sobre este digníssimo papa, hoje beato da Igreja, fica a imagem de um com "um profundo espírito de oração, e a sua pessoa, iniciadora duma grande renovação na Igreja" (site do Vaticano).

Para nós fica a lição de que a renovação que Deus sonha para a Igreja não pode se limitar a um grupo isolado, mas deve-se estender a toda ela. A nós cabe seguir o exemplo do mestre João XXIII, mantendo a intimidade com Deus e sendo fiel ao Espírito Santo. Que a alegria do Senhor seja nossa força !!!

bibliografia: http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20000903_john-xxiii_po.html


VENHA PARTICIPAR DO NOSSO RETIRO DE VIDA NOVA, MAIORES INFORMAÇÕES NOS POSTS ABAIXO, OU ATRAVÉS DO EMAIL: alineroque.net@hotmail.com. NÃO PERCA ESSA CHANCE, JESUS QUER RENOVAR A SUA VIDA TAMBÉM !!!

Um comentário:

Re ama Gu disse...

adorei o que você postou!!!

Bjooo