quarta-feira, 27 de abril de 2011

GRUPÃÃÃO SABADÃO NO GOSD!!!

IrmÃOs, ta tudo ÃO essa semana no GOSD!
SabadÃO agora tem grupÃO!

Você sabe o que é o grupÃO? É o seguinte: nossa diocese é dividida em várias regiões pastorais e dentro de cada regiÃO, existem vários grupos de oraçÃO. Na nossa, existe o JAC, o Dom Bosco e o  Filhos de Maria. De tempo em tempo, todos esses grupos se unem para realizar, em unidade, um encontro especial. Dessa vez será no GOSD!


Será sábado no CPCC(Centro Pastoral) da paróquia Sagrada Família!
NÃO percam sabadÃO o grupÃO no GOSD, pois terá muita unçÃO!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SEMANA SANTA


Vamos entender melhor o significado daquilo que celebramos!


A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo. Entre todas as semanas do ano, é a mais importante para os cristãos, que foi santificada pelos acontecimentos que a liturgia celebra, da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor – o Mistério Pascal – para a salvação da humanidade.

Domigo de Ramos: As celebrações da Semana Santa têm início no Domingo de Ramos. É a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica (festa que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito) com os discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho – o símbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Os ramos simbolizam a vida do Senhor, exprimem a alegria pela vitória de Cristo. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta.

Segunda, Terça e Quarta-feira Santa: Jesus estava em Jerusalém. Durante esses 3 dias, pregou no Templo, contou parábolas (vinhateiros, tributo a Cesar, virgens) e retirou-se para o Monte das Oliveiras para rezar. Nesses dias, Judas Iscariotes se encontra com os fariseus e aceita entregar Jesus por 30 moedas de prata.





Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor: É o primeiro dia do Tríduo pascal. Neste dia a Igreja Católica celebra a instituição da Eucaristia na Última Ceia de Jesus Cristo. Os textos litúrgicos mostram a entrega de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. Jesus celebra a Páscoa judaica mas oferece o seu corpo e sangue em lugar do cordeiro imolado no Templo, para selar a Nova Aliança. O Lava-Pés, realizado pelo sacerdote em memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos na última ceia, é sinal da caridade (servir e doar-se aos outros). Nesta noite, Ele falou sobre quem haveria de O trair, sobre as negações de Pedro, e em seu último discurso, os encorajou a amarem-se uns aos outros. Na Missa dos Santos Óleos ou Missa do Crisma, a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Ordem e a bênção dos santos óleos usados nos sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos, e os sacerdotes renovam as suas promessas.

Sexta-feira Santa - Paixão do Senhor: É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. É um dos raros dias em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia. A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne. A Igreja apresenta grande austeridade, nada deve distrair o nosso olhar do altar e da cruz, o povo cristão deve ficar vigilante junto à cruz do Senhor e da Virgem Maria. Jesus foi interrogado pelos sumos-sacerdotes e quando respondeu que era o Messias, o Filho de Deus, todos gritaram que isto era uma blasfêmia e que por isso merecia a morte. Durante e entre estas audiências, foi insultado pelos guardas, Pedro O negou 3 vezes e se arrependeu, e Judas, após ouvir a sentença de morte, suicidou-se. Era tradição na Páscoa judaica libertar um preso. Pilatos, tentando libertar Jesus, foi forçado a libertar Barrabás. Jesus foi açoitado e entregue para a crucificação. Pilatos lavou as mãos, pois não queria essa culpa para si. Porém, foi covarde e acabou por condená-Lo a morte como pediam os fariseus e mestres da lei que manipularam a multidão para que pedissem o mesmo. Jesus então carrega a sua cruz até o Calvário, onde é crucificado entre dois ladrões (um deles é São Dimas), morto e sepultado, como vemos na Via-Sacra.

Sábado Santo - Solene Vígilia Pascal: Também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa, sendo o último dia da Semana Santa. No sábado à noite, é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. A Igreja dá à luz novos filhos pela fé e pelo Batismo e, após a penitência quaresmal, renova a própria Aliança batismal, para participar mais intesamente da Ceia pascal do Cordeiro imolado e glorioso. Trata-se da celebração da vida renovada em Cristo ressucitado. Tudo fala de vida e felicidade. As diversas etapas da Vigília fazem com que a vida divina penetre a Comunidade celebrante. A abertura é feita pela celebração da luz, que brota da pedra virgem, simbolizando Jesus Cristo, Luz do mundo. Ela vai dissipando as trevas para iluminar a todos os presentes. Nesta noite, são celebrados os 3 sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), cada um representado por um símbolo de vida, animado pela ação do Espírito Santo. A Água Batismal comemora a ação criadora e libertadora de Deus através da história da Salvação. O Óleo do Crisma simboliza a presença e ação do Espírito Santo na nova criação, inaugurada na vida da Igreja. A Eucaristia, simbolizada pelo pão e o vinho, é a celebração da nova Páscoa de Cristo participada pela Igreja. A vida que nasce no Batismo e é animada pelo Espírito, alimenta-se na mesa do Cordeiro Pascal.

Domigo de Páscoa - Ressureição do Senhor: Os rituais se encerram no Domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo. É o centro de todo o Ano Litúrgico. A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é a maior e a mais importante festa do Cristianismo. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. É a vitória da vida sobre a morte em Cristo Jesus, que se atualiza hoje nos cristãos, que celebram e renovam seu batismo. A partir da Ressureição, a terra transformou-se em céu, pois a pessoa humana, mesmo neste mundo, pode viver em Deus (cf. 2ª leit., Cl 3,1-4). A Páscoa é a festa da vida; da vida de Cristo e da vida nova dos cristãos. Renova-se a aliança de vida entre Deus e os homens no Sangue de Cristo derramado e no seu Corpo entregue pela vida do mundo. Portanto, faz-se Páscoa, surge a vida, onde as pedras são retiradas dos sepulcros, onde se vive a caridade no serviço do próximo. Estes são os sinais de que Jesus Cristo continua ressucitando hoje. A celebração que torna realidade tudo isso gera o compromisso de vivermos aquilo que celebramos.


Uma Santa Semana Santa a todos!
Não deixem de participar desses momentos tão fortes da nossa fé!
Permaneçamos firmes ao lado de Jesus, para ressuscitarmos com Ele na Páscoa!
Esperamos por vocês nas celebrações! :D
Fiquem com Deus e a proteção da Virgem Maria!
Um grande abraço!
GOSD

quarta-feira, 13 de abril de 2011

As Respostas de Deus


Deus tem sempre uma resposta positiva para as coisas negativas que dizemos para nós!

1 - Quando você diz: "Isto é impossível!"
Deus diz: "Todas as coisas são possíveis!" [Lucas 18, 27]

2 - Quando você diz: "Estou muito cansado!"
Deus diz: "Eu te darei descanso!" [Mateus 11, 28-30]

3 - Quando você diz: "Ninguém me ama!"
Deus diz: "Eu te amo!" [João 3, 16; João 13, 34]

4 - Quando você diz: "Não aguento mais!"
Deus diz: "A minha graça te basta!" [2 Coríntios 12, 9; Salmos 91, 15]

5 - Quando você diz: "Não consigo mais ter confiança!"
Deus diz: "Eu endireitarei os seus caminhos!" [Provérbios 3, 5-6]

6 - Quando você diz: " Não posso fazer!"
Deus diz: " Você pode todas as coisas!" [Filipenses 4, 13]

7 - Quando você diz: "Não sou capaz!"
Deus diz: "Eu te capacito!" [2 Coríntios 9, 8]

8 - Quando você diz: "Isso não valerá a pena!"
Deus diz: "Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus!" [Romanos 8, 28]

9 - Quando você diz: "Eu não me perdôo!"
Deus diz: "Eu te perdôo!" [1 João 1,9; Romanos 8, 1]

10 - Quando você diz: "Eu não tenho o suficiente!"
Deus diz: "Eu suprirei suas necessidades!" [Filipenses 4, 19]

11 - Quando você diz: "Tenho medo!"
Deus diz: " Eu não te dei um espírito de medo, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria!" [2 Timóteo 1, 7]

12 - Quando você diz: "Estou sempre desanimado e preocupado!"
Deus diz: "Lance sobre mim todas as suas ansiedades!" [1 Pedro 5, 7]

13 - Quando você diz: "Não tenho fé suficiente!"
Deus diz: "Eu tenho dado a cada um uma medida da fé!" [Romanos 12, 3]

14 - Quando você diz: "Não sou inteligente suficiente!"
Deus diz: " Eu te dou sabedoria." [1 Coríntios 1, 30]

15 - Quando você diz: "Me sinto sozinho!"
Deus diz: "Não te deixarei, nem desampararei!" [Hebreus 13, 5]

Irmão(ã), Jesus te ama em todas as circunstâncias!
Ele deu a vida por VOCÊ!
Se algo te deixa pra baixo, não se deixe abater e entregue-se a Deus. Ele é maior que tudo e vai te colocar pra cima! Só Ele é a resposta para toda a nossa vida! OH GLÓRIA! =D

Fiquem com Deus e a proteção de Maria!
Boa semana a todos!
A paz de Jesus!
GOSD

terça-feira, 5 de abril de 2011

Senhorio de Jesus


Irmãos, se vocês soubessem o quanto Deus pode entrar na vida de vocês se lerem esse texto com atenção, certamente parariam tudo o que estão fazendo, silenciariam a tudo e a todos e se concentrariam ao máximo. Exagero? Nem um pouco, é sério.

O que é reconhecer o senhorio de Jesus para você? Será que é apenas dizer "tá legal, eu aceito esse cara ai e ponto final"? Será que é apenas ir à missa e dizer "to reconhecendo Jesus como meu Senhor"? A resposta é clara: NÃÃO!

Reconhecer que Jesus é o Senhor significa duas coisas. A primeira é desprezar todos os ídolos que o mundo oferece, pois esses ídolos se apoderam do lugar central de Deus em nossas vidas. Se você quer aceitar Jesus na sua vida, você não pode se prostar a outros deuses, tais como experimentar as drogas, ficar dependente do álcool, buscar saciar a carne com uma sexualidade desregrada, mentir, cobiçar, ter ganância, dentre outras coisas. A palavra de Deus é clara: "Não se pode servir a dois senhores!". Dizer que você aceita Jesus Cristo como único Senhor de sua vida por ir a um grupo de oração e logo após ir a uma balada ou um show e beber e sair por ai "ficando" com o povo é ser hipócrita.

O outro significado de aceitar Jesus como Senhor de sua vida é entrega-la plenamente a Ele, pois é àquele a quem reconhecemos como Senhor que devemos nos prostar como servos 'inuteis' que somos. Você aceita Jesus? Vou te perguntar mais uma vez, meu amado(a): você O aceita? Então entregue-se totalmente a Ele, sem nenhuma reserva.

Geralmente nos entregamos a Deus nos momentos de dificuldade, mas ainda assim costumamos cobrar que Ele resolva nosso problema do jeito que a gente quer. Às vezes é necessário renunciar alguma coisa, mas não o fazemos por que somos apegados ao pecado, por exemplo. Dai eu te respondo:  foi Deus que não quis ajudar ou fomos nós que não nos entregamos a Ele e o desobedecemos?

Eu reconheço a Jesus no momento em que não preciso de mais nada além Dele, pois Ele, como meu Senhor, me dará tudo aquilo de que eu realmente preciso.

Para mais saber do Senhorio de Jesus, convido vocês a NÃO PERDEREM o grupo desse SÁBADO DIA 09/04. Grandes coisas estão por vir, meus amados!


Fiquem com Deus