quinta-feira, 21 de abril de 2011

SEMANA SANTA


Vamos entender melhor o significado daquilo que celebramos!


A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo. Entre todas as semanas do ano, é a mais importante para os cristãos, que foi santificada pelos acontecimentos que a liturgia celebra, da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor – o Mistério Pascal – para a salvação da humanidade.

Domigo de Ramos: As celebrações da Semana Santa têm início no Domingo de Ramos. É a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica (festa que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito) com os discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho – o símbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Os ramos simbolizam a vida do Senhor, exprimem a alegria pela vitória de Cristo. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta.

Segunda, Terça e Quarta-feira Santa: Jesus estava em Jerusalém. Durante esses 3 dias, pregou no Templo, contou parábolas (vinhateiros, tributo a Cesar, virgens) e retirou-se para o Monte das Oliveiras para rezar. Nesses dias, Judas Iscariotes se encontra com os fariseus e aceita entregar Jesus por 30 moedas de prata.





Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor: É o primeiro dia do Tríduo pascal. Neste dia a Igreja Católica celebra a instituição da Eucaristia na Última Ceia de Jesus Cristo. Os textos litúrgicos mostram a entrega de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. Jesus celebra a Páscoa judaica mas oferece o seu corpo e sangue em lugar do cordeiro imolado no Templo, para selar a Nova Aliança. O Lava-Pés, realizado pelo sacerdote em memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos na última ceia, é sinal da caridade (servir e doar-se aos outros). Nesta noite, Ele falou sobre quem haveria de O trair, sobre as negações de Pedro, e em seu último discurso, os encorajou a amarem-se uns aos outros. Na Missa dos Santos Óleos ou Missa do Crisma, a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Ordem e a bênção dos santos óleos usados nos sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos, e os sacerdotes renovam as suas promessas.

Sexta-feira Santa - Paixão do Senhor: É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. É um dos raros dias em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia. A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne. A Igreja apresenta grande austeridade, nada deve distrair o nosso olhar do altar e da cruz, o povo cristão deve ficar vigilante junto à cruz do Senhor e da Virgem Maria. Jesus foi interrogado pelos sumos-sacerdotes e quando respondeu que era o Messias, o Filho de Deus, todos gritaram que isto era uma blasfêmia e que por isso merecia a morte. Durante e entre estas audiências, foi insultado pelos guardas, Pedro O negou 3 vezes e se arrependeu, e Judas, após ouvir a sentença de morte, suicidou-se. Era tradição na Páscoa judaica libertar um preso. Pilatos, tentando libertar Jesus, foi forçado a libertar Barrabás. Jesus foi açoitado e entregue para a crucificação. Pilatos lavou as mãos, pois não queria essa culpa para si. Porém, foi covarde e acabou por condená-Lo a morte como pediam os fariseus e mestres da lei que manipularam a multidão para que pedissem o mesmo. Jesus então carrega a sua cruz até o Calvário, onde é crucificado entre dois ladrões (um deles é São Dimas), morto e sepultado, como vemos na Via-Sacra.

Sábado Santo - Solene Vígilia Pascal: Também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa, sendo o último dia da Semana Santa. No sábado à noite, é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. A Igreja dá à luz novos filhos pela fé e pelo Batismo e, após a penitência quaresmal, renova a própria Aliança batismal, para participar mais intesamente da Ceia pascal do Cordeiro imolado e glorioso. Trata-se da celebração da vida renovada em Cristo ressucitado. Tudo fala de vida e felicidade. As diversas etapas da Vigília fazem com que a vida divina penetre a Comunidade celebrante. A abertura é feita pela celebração da luz, que brota da pedra virgem, simbolizando Jesus Cristo, Luz do mundo. Ela vai dissipando as trevas para iluminar a todos os presentes. Nesta noite, são celebrados os 3 sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), cada um representado por um símbolo de vida, animado pela ação do Espírito Santo. A Água Batismal comemora a ação criadora e libertadora de Deus através da história da Salvação. O Óleo do Crisma simboliza a presença e ação do Espírito Santo na nova criação, inaugurada na vida da Igreja. A Eucaristia, simbolizada pelo pão e o vinho, é a celebração da nova Páscoa de Cristo participada pela Igreja. A vida que nasce no Batismo e é animada pelo Espírito, alimenta-se na mesa do Cordeiro Pascal.

Domigo de Páscoa - Ressureição do Senhor: Os rituais se encerram no Domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo. É o centro de todo o Ano Litúrgico. A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é a maior e a mais importante festa do Cristianismo. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. É a vitória da vida sobre a morte em Cristo Jesus, que se atualiza hoje nos cristãos, que celebram e renovam seu batismo. A partir da Ressureição, a terra transformou-se em céu, pois a pessoa humana, mesmo neste mundo, pode viver em Deus (cf. 2ª leit., Cl 3,1-4). A Páscoa é a festa da vida; da vida de Cristo e da vida nova dos cristãos. Renova-se a aliança de vida entre Deus e os homens no Sangue de Cristo derramado e no seu Corpo entregue pela vida do mundo. Portanto, faz-se Páscoa, surge a vida, onde as pedras são retiradas dos sepulcros, onde se vive a caridade no serviço do próximo. Estes são os sinais de que Jesus Cristo continua ressucitando hoje. A celebração que torna realidade tudo isso gera o compromisso de vivermos aquilo que celebramos.


Uma Santa Semana Santa a todos!
Não deixem de participar desses momentos tão fortes da nossa fé!
Permaneçamos firmes ao lado de Jesus, para ressuscitarmos com Ele na Páscoa!
Esperamos por vocês nas celebrações! :D
Fiquem com Deus e a proteção da Virgem Maria!
Um grande abraço!
GOSD

Nenhum comentário: