segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Santa Luzia



 Oi Galera! Hoje queremos contar, um pouquinho da história da maravilhosa Santa Luzia! Você já conhece?

        O Nome da Santa Luzia significa: Portadora da Luz. Esse nome vem do Latim. Ela é conhecida e chamada por seus devotos de protetora dos olhos, que são “a janela da alma” e canal de Luz.
         Ela nasceu na Itália, numa cidade chamada Siracusa, no final do século III. Conta-se que ela veio de uma família rica e teve uma formação cristã tão forte, que ela decidiu fazer um voto de viver a virgindade perpétua! Porém, quando seu pai morreu, sua Mãe Eutícia, queria que ela casasse com um jovem pagão.
        Com isso, ela pediu um tempo de discernimento. E como sua mãe ficou doente, inspirada pelo espírito santo, ela fez uma proposta: ela e a mãe iriam a uma romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do "não" para o casamento dela com o jovem.
Por um milagre, foi o que aconteceu logo a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda. 

        Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa.Como não queria o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.

        Muitos falam que antes de sua morte, arrancaram seu olhos. Verdade ou não, o fato é que Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus - Luz do Mundo - até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade". 


Bom gente, espero que inspirados por essa historia linda, possamos ser tão fortes quanto santa Luzia, e nos fortalecer na vontade de Deus!
Boa semana a todos, 
SANTA LUZIA, ROGAI POR NÓS!

Nenhum comentário: