quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Luce del mondo: Il Papa, la Chiesa e i segni dei tempi. Una conversazione con Peter Seewald


Luz do Mundo: O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos. Esse o nome do livro-entrevista com o Papa Bento XVI lançado recentemente e traz conversas dele com o jornalista e escritor alemão Peter Seewald sobre o seu pontificado e diversas questões do mundo de hoje.

Uma dessas questões é a declaração do Papa sobre o uso de preservativos ser moralmente aceito em alguns casos para se evitar a transmissão do vírus da AIDS. Claro que o seu livro não se resume somente a esse ponto, mas é claro também que a repercussão dessa fala do Papa seria grande por parte da mídia, como podemos observar desde o lançamento do livro.

Este blog, sabendo da sua responsabilidade de formador de opinião, quer através desse post esclarecer essa declaração para reforçar a coerência que existe nos discursos da Igreja e ajudar você a julgar aquilo que a mídia tem repercutido sobre o assunto.

Primeiro, é preciso compreender o porquê da Igreja ser contra o uso da camisinha. Sabemos que para Igreja, o ato sexual deve ser feito apenas dentro do casamento e para a geração de uma nova vida. O uso da camisinha impede que a fecundação aconteça e estimula o sexo pelo prazer, por não haver a consequência do nascimento de uma criança. A relação sexual deixa de ser então um ato de mais profundo amor, onde nós tornamos instrumentos da criação divina, para ser um ato de satisfação do meu desejo de prazer. Perde-se então o sentido pelo qual Deus criou o sexo e está aí a razão pela qual a Igreja se posiciona contra o uso de métodos contraceptivos.

A pregação da Igreja é para uma vida de castidade, contrária ao sexo livre pregado pelo mundo de hoje. Mas não pense que por ser contra o uso da camisinha a Igreja está dizendo: "pegue DST's". Nesse ponto entram as declarações do Papa. Na obra o Pontífice explica que “pode haver casos individuais justificados” para o uso do preservativo, exemplificando com o caso do prostituto que recorre ao material. Com essa declaração, o Papa quer abrir o debate sobre a aceitação ou não do uso da camisinha como um "mal menor" para salvar vidas.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, emitiu uma nota oficial dizendo: "O Papa reafirma que 'naturalmente a Igreja não considera os preservativos como a solução autêntica e moral' do problema da Aids. Com isso, não reforma ou transforma o ensinamento da Igreja, mas o reafirma colocando-se na perspectiva do valor e da dignidade da sexualidade humana como expressão de amor e responsabilidade".

A visão ampla e profunda do Pontífice sobre a sexualidade humana também leva em consideração a situação excepcional em que o exercício da sexualidade (ter relação sexual) represente um verdadeiro risco para a vida do outro. "Em tal caso, o Papa não justifica moralmente o exercício desordenado da sexualidade, mas considera que o uso do preservativo para diminuir o perigo de contágio seja 'um primeiro ato de responsabilidade', 'um primeiro passo no caminho rumo a uma sexualidade mais humana', muito mais que o não uso expondo o outro ao risco de vida. Em si, o raciocínio do Papa não pode ser certamente definido como uma mudança revolucionária", complementa Lombardi.

Com essas informações, é possível compreender melhor o que estamos vendo nos meios de comunicação e também ter uma base para iniciar essas discussões. Busquemos os fundamentos da nossa Igreja e percebamos que as coisas fazem sentido e que tem plena coerência. Só assim é que não teremos nossa fé abalada pelas informações que chegam a nós todos os dias.

Veja mais em:

Esperamos ter ajudado você com esse post e estamos a disposição para tirar quaisquer dúvidas! Também esperamos você todo sábado, às 17h, na Paróquia Sagrada Família, para fazer uma experiência com Deus junto com outros jovens e conhecer a felicidade que é viver na presença d'Ele! :DDDD

Abraços a todos, fiquem com Deus e a proteção de Maria!
A paz de Cristo!
GOSD

2 comentários:

Anônimo disse...

POST Muito booooooooom!

Felipe Rodrigo disse...

Show!