quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A sociedade do anel




Dando continuidade a nossa série sobre "O senhor dos anéis", venho hoje falar sobre a sociedade do anel.

A sociedade do anel, além do título do primeiro livro da trilogia, é um grupo de pessoas de diversas raças da terra média que se unem com o objetivo de levar o anel do poder a Montanha da Perdição e destrui-lo. A sociedade é composta pelos hobbits: Frodo, Sam, Merry e Pippin, pelos humanos: Aragorn e Boromir, pelo elfo Légolas, pelo anão Gimli e pelo mago Gandalf.

O grupo se reune para ajudar Frodo na tarefa de conduzir o anel. São pessoas diferentes, que trazem muitas rivalidades entre si, mas se unem em favor do bem. É isso que devemos trazer para nossa vida. Somos portadores do bem e devemos nos unir aqueles que querem propagar a boa nova.

Com o tempo as rivalidades vão se encerrando. Gimli e Légolas traziam uma grande rivalidade, pois anões e elfos não se davam bem. Com o tempo a amizade entre os dois cresce, como podemos ver no fim da trilogia. A amizade, a luta pelo bem também nos leva a atos de heroímo. Muitas vezes precisamos nos doar muito, abrir mão daquilo que nos é precioso. Ás vezes preciso perder para que meu irmão ganhe. É isso que nos mostra Boromir, que morre para salvar a vida de seus companheiros.

Ao lermos ou assistirmos "O senhor dos anéis" devemos estar atentos a esses detalhes, que apesar de serem partes de uma história, se fazem muito presentes em nossas vidas.

Durante as próximas semanas continuaremos aos poucos com o nosso estudo sobre essa grande obra. O objetivo é agora analisarmos um pouco sobre cada povo. Convido você a mergulhar nessa trilogia.

Nenhum comentário: