quarta-feira, 29 de outubro de 2008
TEMA VENCEDOR DA ENQUETE: FÉ X CIÊNCIA
Cada vez mais a ciência avança. São grandes as descobertas tanto na macrociência quanto na micro. A medida que estudos progridem tornam cada vez maior a interrogação: "De onde veio tudo isso? Quem teria feito tudo isso de forma tão perfeita?" A ciência nos mostra o quão a obra da criação é extensa e exata. Caminha por longas estradas que só apontam para Deus.
Veja alguns relatos de nomes inquestionáveis do meio científico:
Antoine Henri Becquerel (Nobel de Física e descobridor da radioatividade): "Foram minhas pesquisas que me levaram a Deus"
Albert Einstein (Nobel de Física pela descoberta do efeito foto-elétrico): "Quanto mais acredito na ciência mais acredito em Deus. O universo é inexplicável sem Deus"
Adolf Butenandt (Nobel de Bioquímica): "Com os átomos de um bilhão de estrelas, o acaso cego não conseguiria produzir sequer uma proteína útil para o ser vivo"
Edward Cooling (biólogo americano): "A probabilidade de ter-se a vida originado por acaso é comparável à probabilidade de um dicionário comopleto resultar da explosão de uma tipografia"
A ciência ao explicar a existência de algo inexplicável também acaba auxiliando a nossa fé. Cito abaixo um grande exemplo:
Milagre de Lanciano: " Durante uma missa um padre teria duvidado da Eucaristia, então por obra de Deus o pão se transformou em carne e o vinho em sangue"
O fato ocorreu a mais de 12 séculos. O pedaço de carne e sangue permaneceram intactos por todos esses anos. O milagre foi posto a prova pela ciência, com autorização da Igreja, chegando às seguintes conclusões:
- A carne é verdadeira carne
- O sangue é verdadeiro sangue
- A carne é de um tecido do coração
- O sangue é do tipo AB e pertence a espécie humana (este tipo sanguíneo também foi encontrado no Santo Sudário)
Agora a descoberta mais espantosa é que no sangue foram encontrados proteínas que apontamque o sangue é de uma pessoa viva. Isso mesmo após tantos séculos. É sem dúvida um milagre de Deus para o nosso tempo. Até mesmo a ciência se curva diante disso.
Por isso, antes de questionarmos, busquemos agir como verdadeiros cientistas. Procure fontes mais profundas. Pare de buscar motivos para não crer, busque motivos para crer. Leve em conta também o que a ciência nos ensina, que a pratica vale mais que a teoria. Viva uma fé de prática, experimente a Deus, tenho certeza de que comprovará uma coisa: Ele te ama muito !!!
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Acordem guerreiros Jedis !!!
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
DNJ - Dia Nacional da Juventude
Primeiro, o povo do GOSD chegou antes na paróquia para acolher os jovens que vinham em caminhada para nossa paróquia. Estavamos todos usando a camiseta do GOSD, foi muito legal acolher toda aquela juventude. Também cuidamos da liturgia (leituras, ofertório, cestinhas, os jovens levando o nome do grupo estampado o peito para toda a nossa diocese). Quem tocou na missa foi o Sementes, que também nasceu no grupo. O Luis do Sementes (ex-cordena do GOSD) também vestiu nossa camiseta. Entramos em procissão na igreja carregando uma foto gigante de Dom Bosco (que com certeza estava intercedendo por nós). Ficamos toda a celebração lá na frente.
Depois de tarde, como já estava programado, conduzimos quase duas horas de adoração na capela. Muitos jovens passaram por lá, foi um momento profundo de contato com Deus. Mas um pouco antes de subirmos para a capela, aconteceu um fato muito significativo. Um padre passou por nós e viu GOSD escrito na camitesa e disse:
- GOSD !!!
Eu já me pus a explicar:
- É, grupo de oração São Dimas ...
Ele retruca, quebrando minhas pernas (risos):
- Eu sei, fui eu que fundei o grupo ...
Só então fui reconhecer, ele era o padre Betão, dos primórdios do GOSD. Época em que nosso grupo era um dos únicos da diocese. Conversou um pouco conosco, disse o quanto o grupo era abençoado. Disse como era o GOSD em 1984, falou dos seminarios de vida para 800 pessoas, da época em que Dom Dimas Lara ajudava o grupo. Galera, foi simplesmente emocionante.
Depois de tudo isso, só posso agradecer a Deus e convocar vocês a lutar cada dia mais para que nossa juventude seja mais marcante e que possamos honrar toda a história maravilhosa desse grupo. Abraço e que Deus abençoe a todos !!!
terça-feira, 14 de outubro de 2008
TEMA VENCEDOR DA ENQUETE: Cura Interior
Quem não possui medos, traumas, carências ? Quem nunca se sentiu inferior, rejeitado ? Todos estes sentimentos, que ferem nosso coração, nos tornam pessoas limitadas. O processo de cura do nosso coração para que sejamos inteiramente livres, chama-se Cura Interior.
Quem precisa de cura interior ?
Todos nós precisamos de cura interior, pois em nossa vida é normal passarmos por situações de desamor que deixam marcas negativas em nosso coração, que muitas vezes nos transformam em pessoas diferentes do que realmente somos. Ter o coração curado é ser aquilo que Deus sonhou para nós.
Decepções amorosas, situções de decepções na infância, falta de perdão, pecados, sentimentos de culpa e muitas outras situações podem causar feridas ao nosso coração. Quando machucamos alguma parte do nosso corpo, sentimos dor ao tocar na região. É o mesmo com o nosso coração. Ao nos depararmos com situações parecidas com aquelas que nos causaram sofrimentos, mesmo que não nos recordemos mais, sentimos o coração doer.
Por isso precisamo ter a consciência de que muitas de nossas atitudes são influenciadas por nossas feridas. Assim, devemos buscar trabalhar o nosso coração para sermos cada vez mais próximos do sonho de Deus para nós.
Como trabalhar a cura do nosso coração ?
Existem várias formas de se rezar pela cura interior. Porém, antes de mais nada precisamos entender que a cura interior acontece no dia a dia, a partir do momento em que abrimos nosso coração para Deus agir e lutamos para ser fiel a Ele.
Para que o nosso coração seja curado, devemos olhar para nossa história e colocar em oração as situações de desamor que já vivemos, decepções, paixões mal resolvidas, pecados graves, rancores, medos. Tudo deve ser material de oração. Devemos banhar no amor de Deus, todas as nossas feridas.
Uma coisa que ajuda muito é escrever. Pode-se criar um diário. Nele escreva sua história, desde a infância, aquelas situações ruins que você se recorda, situações que te dão vergonha de lembrar, pessoas que você gostou e não te corresponderam. Vai caminhando na tua história. Não se deve fazer tudo em um dia. Pouco a pouco vai escrevendo, orando por cada situação. Vai sentindo Deus, o que Ele te inspira, te fala. Anota tudo isso também. Todo dia, busque colocar em prática aquilo que o Senhor inspirou. A oração não pode se limitar ao seu quarto.
Como posso ver que estou curado ?
Devemos saber que acumulamos feridas todos os dias, por isso a cura é um processo contínuo em nossa vida. Porém, percebemos que estamos sendo curados quando aumentamos nossa capacidade de amar. Feridas no coração nos impedem de amar, nos tornam pessoas duras, frias. Quando nos curamos, amamos mais, nos alegramos, sentimos a paz que vêm de Deus.
Você também pode perceber que diversos traumas e dificuldades já não pesam mais sobre você. Muitas coisas que não conseguia fazer, passam a ser possíveis.
Acima de tudo, sua intimidade com Deus aumenta. Sem suas feridas apertando o coração, tornamo-nos mais dóceis a vontade de Deus. Conseguimos rezar melhor e viver o que Deus nos pede.
Carta aos Católicos não-praticantes
"Olá Católico não-praticante!
Seja bem vindo!
É com muita alegria que convido você pra entrar na “Associação dos Não-Praticantes”
Esta é uma associação sem fins lucrativos, até porque dá um trabalhão contabilizar.
É uma associação onde você poderá encontrar muitas pessoas iguais a você, e assim fazer novas amizades.
Olhe só o testemunho do Nelson:
_ “Eu sou o Nelson, tenho 83 anos de idade e sou um ginasta não-praticante; confesso que nunca pulei uma corda, mas me considero um ginasta não-praticante, porque meu pai era ginasta, minha mãe também, logo eu nasci ginasta.”
Assim como Nelson, você Católico não-praticante pode se unir a nós, não praticantes do mundo todo, porque aqui você não precisa freqüentar as reuniões, nem sair de casa, você terá sempre razão quando criticar sua Igreja, não precisará se confessar, nem ser fiel à sua esposa, uma vez que o não-praticar te livrará do peso do sermão do padre.
A associação dos não-praticantes é o jeito mais cômodo e mais fácil de você se tornar afetivamente algo que você julga ser bacana mas tem preguiça de assumir!
Você não se arrependerá! Bom…pelo menos até quando sua conciência te permitir!"