quarta-feira, 1 de outubro de 2008

TRANSFORMA-ME CONFORME A TUA PALAVRA


Um grande caminho para a santidade é a Palavra de Deus, como diz no Sl 119 (118), 9: "Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Observando a Tua palavra". Devemos crescer, progredir em nossas vidas seguindos os ensinamentos das escrituras. Porém, muitas vezes não lemos a Bíblia, pois não sabemos por onde começar. Não existe nenhum modelo certo, cada um possui uma forma que se adapta melhor. Mesmo assim, vou tentar colocar algumas dicas que me ajudaram no estudo da palavra.


Uma coisa muito importante ao ler a Bíblia é ter o coração aberto para entender. Devemos compreender o contexto histórico e a precariedade literária dos povos que escreveram. Sim, a Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo, mas foi escrita por homens. Outro ponto a se observar é que nós somos filhos da Nova Aliança selada no Novo Testamento. Por isso, devemos dar maior atenção a esses textos. É muito interessante começar a ler a palavra pelo Novo Testamento, pois além de nos trazer Jesus, centro de nossa fé, possui textos mais claros, escritos mais recentemente, assim tornando mais fácil o entendimento.


Outro livro que pode nos deixar mais próximos da palavra é o livro dos Salmos. Você pode fazer suas orações com auxílio deles. Deste modo, além de rezar, você vai criando intimidade com a palavra.


O estudo da palavra, como qualquer outro, deve ir progredindo aos poucos. A medida que vamos estudando mais, vamos tendo mais facilidade com a palavra. Também é muito importante que nosso estudo não se limite ao intelectual, a palavra deve ser aprendida acima de tudo para transformar nossa vida.


Por isso, convido você a se aproximar mais da palavra de Deus, pois assim você crescerá cada vez mais como pessoa e se aproximará muito de Deus.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

tem um método de leitura do novo testamento criado pelo pe. Jonas que parece ser bem esclarecedor...
começa pela 1ª Carta de São João,depois Evangelho de São João, Evangelho de São Marcos... e assim vai
quem se interessar tenta procurar pelo metodo do padre jonas no site da canção nova!


o tópico ta show!
parabéns!!!

Anônimo disse...

Nooossaaa..!! Muito bom einn..!!
Então não adianta começar a ler a bíblia do apocalipse tbm né.. até pq é um livro um tanto "dificil" e precisa de uma maturidade espiritual muito grande para lê-lo
Tenho uma amiga q pegou da net um método de um padre que fica mais fácil a sequencia!!