terça-feira, 14 de outubro de 2008

TEMA VENCEDOR DA ENQUETE: Cura Interior

O que é cura interior ?



Quem não possui medos, traumas, carências ? Quem nunca se sentiu inferior, rejeitado ? Todos estes sentimentos, que ferem nosso coração, nos tornam pessoas limitadas. O processo de cura do nosso coração para que sejamos inteiramente livres, chama-se Cura Interior.



Quem precisa de cura interior ?



Todos nós precisamos de cura interior, pois em nossa vida é normal passarmos por situações de desamor que deixam marcas negativas em nosso coração, que muitas vezes nos transformam em pessoas diferentes do que realmente somos. Ter o coração curado é ser aquilo que Deus sonhou para nós.



Decepções amorosas, situções de decepções na infância, falta de perdão, pecados, sentimentos de culpa e muitas outras situações podem causar feridas ao nosso coração. Quando machucamos alguma parte do nosso corpo, sentimos dor ao tocar na região. É o mesmo com o nosso coração. Ao nos depararmos com situações parecidas com aquelas que nos causaram sofrimentos, mesmo que não nos recordemos mais, sentimos o coração doer.

Por isso precisamo ter a consciência de que muitas de nossas atitudes são influenciadas por nossas feridas. Assim, devemos buscar trabalhar o nosso coração para sermos cada vez mais próximos do sonho de Deus para nós.


Como trabalhar a cura do nosso coração ?


Existem várias formas de se rezar pela cura interior. Porém, antes de mais nada precisamos entender que a cura interior acontece no dia a dia, a partir do momento em que abrimos nosso coração para Deus agir e lutamos para ser fiel a Ele.


Para que o nosso coração seja curado, devemos olhar para nossa história e colocar em oração as situações de desamor que já vivemos, decepções, paixões mal resolvidas, pecados graves, rancores, medos. Tudo deve ser material de oração. Devemos banhar no amor de Deus, todas as nossas feridas.


Uma coisa que ajuda muito é escrever. Pode-se criar um diário. Nele escreva sua história, desde a infância, aquelas situações ruins que você se recorda, situações que te dão vergonha de lembrar, pessoas que você gostou e não te corresponderam. Vai caminhando na tua história. Não se deve fazer tudo em um dia. Pouco a pouco vai escrevendo, orando por cada situação. Vai sentindo Deus, o que Ele te inspira, te fala. Anota tudo isso também. Todo dia, busque colocar em prática aquilo que o Senhor inspirou. A oração não pode se limitar ao seu quarto.


Como posso ver que estou curado ?


Devemos saber que acumulamos feridas todos os dias, por isso a cura é um processo contínuo em nossa vida. Porém, percebemos que estamos sendo curados quando aumentamos nossa capacidade de amar. Feridas no coração nos impedem de amar, nos tornam pessoas duras, frias. Quando nos curamos, amamos mais, nos alegramos, sentimos a paz que vêm de Deus.


Você também pode perceber que diversos traumas e dificuldades já não pesam mais sobre você. Muitas coisas que não conseguia fazer, passam a ser possíveis.


Acima de tudo, sua intimidade com Deus aumenta. Sem suas feridas apertando o coração, tornamo-nos mais dóceis a vontade de Deus. Conseguimos rezar melhor e viver o que Deus nos pede.

Nenhum comentário: