quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Acordem guerreiros Jedis !!!


Uma das séries de filmes mais aclamada do cinema, Star Wars, traz um pano de fundo muito interessante para falarmos de religião e espiritualidade. O filme traz bem forte o duelo do lado bom contra o lado sombrio da força. É em cima desse contexto que eu convido você a uma profunda reflexão sobre a situação do mundo em que vivemos.


Para quem assistiu os seis filmes da série, pode notar uma grande diferença entre os episódios 1,2 e 3 com os episódios 4, 5 e 6. Nos primeiros, a religião é o ponto forte, os Jedis são numerosos, influentes. Já nos últimos, a religião é praticamente extinta, como até é dito no filme são poucos os sobreviventes da antiga religião.


A ausência da religião acontece exatamente no momento em que o Imperador domina aquela "galáxia muito distante". E isso não é por acaso. A crença numa força maior aumenta e muito a nossa capacidade de lutar. O lado bom da força exige uma república livre e justa. Vemos isso nos primeiros filmes, quando a religião está na sua mais bela forma. Porém, o mal se aproximava e podemos ver que no início da era de opressão, os Jedis são eliminados. Dessa forma se desenvolve um império repressor.


Já nos três últimos filmes da série, vemos um império sem crença. Poucos conhecem a força, entre eles Darth Vader. Aí se encontra outro fato importante, em geral o mal conhece e sabe da existência de uma "força maior", mas convém ocultar isso do povo, deixando-o enfraquecido.


Acho que o mais importante é percebermos que a libertação, a vitória, acontece justamente quando a religião volta ao contexto. O último filme, O retorno de Jedi, traz a volta dos cavaleiros que lutam com o auxílio da força.


Em cima disso tudo, convido você a fazer um paralelo com o mundo atual. A religião está ficando de lado. O povo sem fé e sem a crença na verdadeira Igreja, está refém de um mundo que exclue Deus cada vez mais de sua vida. Precisamos voltar ao antigo ardor, porque a força verdadeiramente está conosco. Jesus mesmo disse que enviaria seu Espírito Santo e Ele seria nossa força (At 1,8).


Precisamos nos revestir desse poder. Depende de nós, está na hora dos verdadeiros Jedis retornarem. Não deixemos mais o mundo nos oprimir. Cada dia são maiores as criticas em cima da Igreja e cada vez mais as criticas vem de dentro. Busquemos a sabedoria do alto para defender a Santa Igreja. Busquemos conhecer melhor a sua história e não se deixe mais levar por criticas infundadas.


Levantem! Despertem! Está na hora dos verdadeiros guerreiros se levantarem para defender a nossa fé e o plano de Deus para nós.

Nenhum comentário: