
Hoje falaremos daquela que nos trouce a salvação. Quem é ela? Maria, é claro.
Quando pequena, a pobre jovem, esposa de José, recebeu o anúncio de que seria a mãe daquele que veio para salvar a todos: um anjo aparecera em seu quarto e lhe revelara os desígnios de Deus.
Maria aceitou a vontade de Deus. '' Sim'' - disse ela ao anjo, que desapareceu-se logo após.
Desde então, o papel de Maria é significativo para o futuro da humanidade pois fora ela quem ensinou, alimentou e cuidou de Jesus ao longo da vida deste.
Ela foi a única que esteve ao lado Dele em todos os momentos de sua vida - desde o nascimento até a morte de cruz e a respectiva subida aos céus. Professamos em nossa fé que, após ter subido aos céus, Jesus levou sua mãe consigo para junto do Pai, onde permanece intercedendo por nós.
Sim, intercedendo! Da mesma forma como aos anjos e aos santos, podemos recorrer às suas orações para alcançarmos aquilo que queremos. Talvez seja ela a mais poderosa intercessora que temos junto de Deus.
Você talvez já tenha passado por uma situação como essa: você quer sair para algum lugar- alguma festa , por exemplo - mas seu pai não deixa. O que você fez? Foi pedir ajuda pra sua mãe, dizendo '' Mãe, vê com o pai se eu posso sair, por favor''. De tanto que insistimos ela acaba por ir ter um conversa com o pai. O resultado é que graças ao intermédio da mãe, alcançamos aquilo que queriamos.
É claro que a intercessão de Maria não altera a vontade de Deus no sentido que a vontade Dele deixa de ser cumprida. Tudo aquilo que ele designou para nós ocorrerá conforme a sua vontade, mas o intermédio de Maria pode antecipar ou alterar alguma coisa no sentido de que Deus ''concorda'' com aquilo que solicitamos.
À Maria é atribuído uma série de titúlos - Nossa Senhora Aparecida, de Fátima, do Perpétuo Socorro, da Divina Providência, das Graças, das Dores, Auxiliadora...- todos conferidos por ocasiões de aparecimento ou acontecimentos do tipo. Vale lembrar que todos os títulos referem-se a uma mesma mulher, que gerou o Cristo- nossa salvação.
Como diz uma música, se ter um pai já é bom, ter uma pai e uma mãe é ainda melhor. Não é por outra motivo que nós, católicos, dizemos que Maria é a mãe da Igreja - até mesmo por que ela foi a primeira a receber o Espírito Santo de Deus.
À Maria, toda a veneração e admiração, pois é o exemplo mais profundo de santidade e de docilidade ao lado de Cristo Jesus, seu filho!
'' Ave Maria, cheio de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus. Santa Maria , mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte- Amém''
Rogai por nós , ó mãe, por que jamais podemos dispensar a sua intercessão!
Fiquem com Deus, irmãos!
Até sábado!