quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Seminário de Dons Carismáticos (1º Dia)

Nos dias 14, 21 e 28 de agosto aconteceu o nosso Seminário de Dons Carismáticos, uma oportunidade de mergulhar nas profundezas do Espírito de Deus e de viver uma experiência profunda de Sua ação em nossas vidas, através dos Carismas.

Os Dons Carismáticos, ou Carismas, do Espírito Santo são dons extraordinários dados pelo Espírito aos batizados. Estas graças sobrenaturais mudam a condução da oração e da evangelização, enchendo de poder do Espírito a vida da Igreja. São também conhecidos como dons efusos ou externos, pois, diferentemente dos Dons de Santificação, não estão em nós e são concedidos por Deus conforme as necessidades do seu povo. São também chamados Dons de Serviço, pois servem para a evangelização, pastoreio e edificação da Igreja. Vale ressaltar que a pessoa não perde o controle de suas faculdades mentais no exercício de qualquer Carisma.

Este e os próximos posts trazem um resumo do que aconteceu durante nosso Seminário, que também serviu como preparação para o nosso Retiro de Aprofundamento que acontece nesse final de semana!

No dia 14, recebemos o pregador Luciano para falar dos Dons de Inspiração (Línguas, Profecia e Interpretação), que dizem respeito à virtude do falar, não pela mente humana mas pelo Espírito Santo.

Ele trouxe para nós uma reflexão muito importante para todos nós: “Aspirai aos dons espirituais, mas antes de tudo pratiquem a caridade” pois “ainda que eu falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria” (cf. 1 Cor 13, 1-3).

A respeito dos Dons de Inspiração:

Línguas – É o próprio Espírito Santo quem louva, adora, intercede por nós ao Pai e ao Filho, pois não sabemos orar como convém. Damos a matéria-prima (ar, voz, língua) e o Espírito ora poderosamente. O dom de línguas está descrito em Romanos 8, 26: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis” (“resmungos” agradáveis). Esta é uma oração que não compreendemos, mas que devemos vivê-la e acreditar na sua eficácia.

Profecia – é a palavra divina em transmissão humana com o intuito de consolar, exortar e edificar os homens. Pode ser dirigida a uma pessoa, por exemplo, em sua oração pessoal, ou a uma assembléia. O que profetiza, antes, recebe a inspiração divina em seu coração e em suas faculdades mentais, e a proclama para a assembléia, quando for o caso. Essa inspiração não obrigatoriamente significa palavras bonitas ou passagens bíblicas e pode ser proclamada em linguagem inteligível, ou seja, no idioma da assembléia, ou em línguas.

Interpretação das Línguas – Trata-se de uma moção, uma unção do Espírito Santo. Consiste numa inspiração especial que diz respeito ao conteúdo espiritual de uma mensagem e se manifesta na mente da pessoa, que recebe o significado dessa mensagem e é movida a repassá-lo com palavras inteligíveis para se tornar compreensível aos membros da comunidade aquela mensagem do Senhor que chega pelo dom de Línguas.

Muitos experimentaram o Dom de Línguas e muitas Profecias foram proclamadas nesse dia! Louvamos a Deus por ter se manifestado em nosso meio!

Nenhum comentário: