terça-feira, 7 de setembro de 2010

A SALVAÇÃO DA CRUZ


Ola Irmãos e Irmãs! A paz de Cristo!
Nesse clima pós-retiro, momento em que compartilhamos muito das coisas que aconteceram conosco ao longo do tempo, resolvi postar hoje a respeito de algo que me perguntaram semana passada: o Cristo e o calvario.


De tanto que nós falamos a respeito do assunto, passamos as vezes até desapercebido. Por que Jesus morreu na Cruz? Para nos salvar de que?
Levantaram também uma pergunta '' se Cristo tivesse vindo ao mundo mas não tivesse morrido na Cruz, ou seja, tivesse morrido de velhice mesmo, nós teriamos a salvação?''

Fiquei um pouco desnorteado quando me fizeram essas perguntas. Pois bem, quando cheguei em casa e fui rezar, encontrei a resposta de todas essas indagações: a Bíblia.

Em povos antigos, faziam-se rituais de sacrífício com o objetivo de reconciliar-se com Deus. A vítima, costumeiramente um coordeiro ou uma ovelha, representava o arrependimento do povo pecador e simbolizava, por si só, a aliança de reconciliação.

Desde Adão e Eva, nossos ancestrais comuns, o pecado entrou e dominou a humanidade, fazendo-nos escravos. A marca do pecado original é apresentada por todos nós até o dia do nosso batismo.

O povo até Jesus tinha , e muito, profanado nome santo de Deus. Por causa dessa desaliança, Deus enviou seu Filho Jesus ao mundo como homem para pregar o Reino do Pai e amar seus semelhantes de todo o coração. Jesus tinha a missão de trazer a salvação que vem do pai, reconciliar o povo pecador. Em verdade, Jesus foi o coordeiro de reconciliação com Deus.

Como nos narra o livro de Romanos, capítulo 5:

''Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios. Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer. Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida.''

A palavra de Deus vem tambem nos dizer que da mesma forma que por um só homem - Adão- o pecado reinou no mundo, pelo amor e pela obediência de um só homem - Jesus, o Cristo - a graça dominou as nossas vidas. Pela morte de Cristo, todos os lugares onde abundava o pecado passaram a ser superabundados pela Graça de Deus.

Foi essa a missão de Cristo na terra. Sua morte é o canal de reconciliação com o Pai. Não mais somos escravos do pecado, mas verdadeiramente livres em Cristo Jesus. Da mesma forma que morremos com Cristo pelo Batismo, seremos ressucitados com Ele na morada eterna do Pai.
Como dizemos em todas as missas, Jesus é o Coordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Quanto a segunda pergunta sobre ' o que teria acontecido se Cristo não tivesse morrido'' fica claro, a partir de então, a improcedência da pergunta. Ora, Cristo morreu por nós e indiscutivelmente isso é um fato. Não cabe a nós teorizar sobre o assunto, pois o desígnio de Deus foi a nossa salvação.

Uma coisa é certa: a Cruz é a consolidação da salvação de Cristo.

Graça e Paz a todos vocês! Nos vemos sábado agora no Grupo, ás 17:00 na Sagrada Família!
Fique com Deus!


Felipe Rodrigo Evangelista Matilde

2 comentários:

Fabii disse...

GALERA O BLOG TÁ MTO BOM!!! TO ORGULHOSO DE VCS!!!

SEGUINTE, QUERIA PEDIR DOIS FAVORES. NA PÁGICA QUE FALA DO LUZ DAS NAÇÕES POE NOSSO BLOG: missaoln.blogspot.com

NA ITEM BLOGS AMIGOS POE O BLOG DA AJS: sagradafamiliajovem.blogspot.com

VAMBORA COMUNICAÇÃO!!!

FABII

Anônimo disse...

A paz de Jesus!!
Parabéns pelo blog. Ele é um projeto de Deus que eu tenho certeza que dá e dará bons frutos na evangelização e no crescimento espiritual de todos.
Peço ao Espírito Santo que capacite os membros do GOSD para que possam proclamar o amor de Deus e difundir a boa nova da reconciliação. Cristo morreu por nós, Cristo vive eu nós! É por isso que os cristãos transbordam de alegria na honra e glória do nome de Deus Pai.
Felipe, que Maria continue te abençoando com o dom da palavra e que você cresça em fé e em sabedoria.
Um trecho de Isaías 41 mostra bem o quão Deus é bom para conosco e que, pela morte e ressurreição do Seu Filho, Ele nos acompanha e dirige nossos passos. Que possamos seguir os designios Dele e permanecer firmes na caminhada rumo à Salvação.
Uma semana santa para todos!

"'Tu és o meu servo. Eu te escolhi e não te deixei. Não tenhas medo, que eu estou contigo. Não te assuste, que sou o teu Deus. Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo. Sim, eu te seguro com minha mão vitoriosa.'" Isaías 41, 9-10

Natália Galvão